23/01/2026

A série de webinários “O mundo a partir do coronavírus”, criada pela ABC em abril de 2020, reuniu cientistas de diferentes áreas para discutir os impactos da covid 19 no Brasil e no mundo. Na primeira edição, a ABC convidou um médico, um economista e um antropólogo para imaginar os impactos da pandemia através da sociedade. O debate foi conduzido pelo então presidente da ABC, Luiz Davidovich.

O médico e Acadêmico Mauro Teixeira (UFMG) caracterizou o vírus, falou sobre o colapso dos sistemas de saúde e a necessidade de cautela científica, ressaltando que ainda não havia comprovação da eficácia de medicamentos como a cloroquina e que evitar a infecção deveria ser a prioridade. Ele enfatizou a importância do isolamento social, do aumento da testagem e do planejamento baseado em evidências científicas, lembrando que o desenvolvimento de vacinas é um processo longo.

O economista e Acadêmico Naercio Menezes (Insper) abordou os efeitos da pandemia na economia e no tecido social, prevendo recessão, aumento do desemprego, pobreza, impactos severos no desenvolvimento infantil, especialmente entre as populações vulneráveis. Já o antropólogo e Acadêmico Ruben Oliven (UFRGS) analisou a crise sob a perspectiva social e histórica, criticando o modelo econômico que aprofunda desigualdades e defendendo o papel central do Estado na proteção dos mais frágeis. Ambos alertaram que a pandemia tende a agravar problemas estruturais do Brasil, como a desigualdade e a exclusão social, e que seus efeitos futuros dependerão da profundidade da crise e da capacidade de organização da sociedade e das políticas públicas.

Oliven criticou o modelo econômico que privilegia o mercado em detrimento da proteção social, defendendo o papel fundamental do Estado no cuidado com os mais vulneráveis. “A economia pode ser regida pelo mercado, mas a sociedade não deve ser regida por ele. Se for assim, quem é que vai cuidar dos idosos, das pessoas que vivem com deficiências, das populações mais vulneráveis? Isso o mercado não consegue fazer. O Estado tem um papel fundamental aí. Teremos um mundo diferente no futuro, dependendo da profundidade da crise. No Brasil, ainda poderemos ver um aumento da pobreza e da desigualdade”, afirmou

Link para o webinário:
https://www.youtube.com/watch?v=6o12uy_i7pU&list=PLOMY7wSRDrybbtA8qLCfuJHHmnRRg4FQl

Link para a matéria:
https://www.abc.org.br/2020/06/15/o-mundo-a-partir-do-coronavirus-aspectos-economicos-sociais-e-de-saude/